FUNÇÕES

watercolour-4116932__480.png

Na canoa OC6 cada  remador tem seu nome conforme sua posição e função na canoa. No Hawaii são chamados pelos nomes na lingua em Kona, o que pode variar em outras regiões.​

 

 

Assento 1: Noho`Ekahi (noh-ho eh-kah-hee) ou Mua (moo-uh) ou ainda Ka`i (Kah-ee) – Que significa frente ou para frente, é o líder da procissão e Hana Pa´a, literalmente trabalho constante e uniforme. Dita o compasso e o ritmo das remadas. Pode saber instintivamente como está o ritmo. Também auxilia o leme desde a proa em mudanças mais violentas de direção, e em conversões em bóias. Alerta o leme para obstáculos à frente.

Assento 2: Noho`Elua ( noho eh-loo-uh) Significa segundo. Tem responsabilidade pela sincronia de um dos lados da canoa, pois o seu erro ocasiona na  perda da sincronia e  ritmo de todo o lado em que serve de referencia. Auxilia o banco 1 nas curvas se necessário, e por ordem do leme. Quando a canoa está parada, mantém a mão esquerda no Iako para evitar o huli.

​Assento 3: Noho`Ekolu (noho eh-koh-loo) também chamado de Kahea ( Kah-hay-uh), algo como o  anunciante ou o que chama.O Ekohu chama as trocas de lado na remada. Parte do “motor da Canoa", como força motriz.

 Banco geralmente destinado aso remadores mais pesados e ou mais fortes.

 

Assento 4: Noho`Eha ( noho eh-hah) quatro ou quarto. Parte do “motor da Canoa", como força motriz. Opera  o bailer/ vertedouro para retirar água da canoa em movimento. Com a canoa parada ou em movimento, deve por a mão esquerda no Iako traseiro, quando necessário,  para evitar o huli.

Banco geralmente destinado aos remadores mais pesados e ou mais fortes.

Assento 5: Noho`Elima (no-ho eh-lee-mah) ou Pani (pah-nee), leme reserva ou leme assistente. Deve manter os olhos vigilantes na ama, também pode ter que sacrificar seu corpo pulando no Iako traseiro para evitar o capotamento/huli ou operar o bailer. Ajuda o leme se necessário, geralmente para enfrentar grandes ondas. Pode ainda substituir o leme em emergências.

Banco por vezes destinado aos remadores mais pesados e ou mais fortes. Em condições de águas calmas serve também como assento para o remador iniciante, ou com a técnica menos apurada dentre os tripulante, pois este assento não serve de referencia para nenhum remador . 

Assento 6: Noho`Eono (no-ho eh-oh-no), Ho`okele ou Papaki`i (papa-kee-ee).

 Literalmente quer dizer assento reto ou chato. Usa um remo diferente do resto da tripulação chamado "huli", a pá do mesmo tem as dimensões bem maiores do que os remos convencionais, e com este guia a canoa. É o capitão/Timoneiro do barco, responsável pela segurança da tripulação e o que tem a palavra a bordo. 

​Fonte: http://www.livresportes.com.br/reportagem/design-antigo-projeto-moderno

_MG_7798 copiar.jpg
03.png
02.png
05.png
04.png
1.png
06.png